BLOCO INICIAL "A"

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Projeto Produção de Texto

ESCOLA MUNICIPAL OSVALDO CRUZ
TRAJE-INICIAL “A”
PROFESSORA: EDNA BENTO CUSTÓDIO

PROJETO PRODUÇÃO DE TEXTO

Introdução
O projeto “Produção de Texto” tem como objetivo melhorar a produção de textos dos alunos da escola e inseri-los no mundo das leituras e escritas.


Justificativas:
Muitas vezes o professor, pouco trabalha com a escrita, priorizando a gramática, quase sempre de forma isolada do texto. Assim o aluno não adquire condições para a produção de um bom texto, mesmo que ele seja pequeno e simples.
Há uma dificuldade muito grande para incentivar os alunos a escrever. O texto como objetivo apenas de sala de aula, já não é atrativo para os alunos, portanto esta é uma forma de encontrar novas possibilidades para incentivá-los.
Por isso, é extremamente necessário um novo processo para modificar esta realidade.

Objetivos
Desenvolver no aluno o gosto pela produção de texto.
Dar condições adequadas para um crescimento do aluno em suas produções, não apenas na sala de aula.

Duração do Projeto
Este projeto terá duração de março a dezembro de 2011.

Ações
Interpretar textos de diversas modalidades para que o aluno tenha contato com textos bem produzidos, ou seja, demonstrando estrutura, conteúdo e gramática compatíveis com o ensino de Português.
Mostrar para o aluno a diversas formas de estruturas de um texto: narrativo, descrito, dissertativo.
Produzir junto com a sala de aula, textos coletivos, com a participação dos alunos e do professor.
Fazer uma correção, adequação e melhora do texto junto com os alunos para que os mesmo adquiram essa habilidade.
Trabalhar, inicialmente, com temas mais simples e relacionados com o cotidiano dos alunos, para que o mesmo não sinta dificuldade de pensar sobre o assunto.
Incentivar qualquer progresso apresentado pelo aluno, bem como elogiar qualquer demonstração interessante em sua produção, seja nas idéias, na estrutura ou no uso gramatical.
Colocar alguns dos textos dos alunos no BLOG, na internet para valorizar a produção, ou seja, evitar que o texto seja lido apenas pelo professor.
Levar os alunos na sala de multimídia para que eles tomem contato com os textos lançados no BLOG e seus comentários sobre tais textos.
Incentivar o maior numero de pessoas para conhecerem e comentarem sobre o texto no blog, um vez que isso dera maior incentivo aos alunos produtores dos textos.
Montar um livro editado no final com as melhores produções de texto de cada aluno.


Só se aprende a escrever escrevendo...
A escrita é algo espetacular, parece poético.
Os alunos se desenvolvem, acreditam em si mesmos e ficam felizes e com auto estima elevada.

Tema
* Sobre o que o texto trata?
* Qual a idéia central deste texto?
* Qual o posicionamento apresentado pelo texto?
* Vasto?
* Rico?

Definindo o tema
Se tem liberdade para escolher sobre o que escrever defina o tema baseado nos seus interesses e conhecimentos, não tem nada mais fácil do que escrever sobre algo que gostamos e temos conhecimentos.

Pequenas dicas antes de começar
*Gírias não pertencem aos textos.
*Letra legível é diferente de letra bonita.
*Não é necessário avisar que terminou.
*Não deixe recado no final do texto para a professora.

Sinta-se a vontade
Prepara seu ambiente de trabalho, uma cadeira confortável, lápis, caneta, papel próximos ao seu caderno ou computador, local calmo onde as pessoas não vão te imterromper.

O que é um título?
*Nome do texto.
*Possui relação direta com o conteúdo e com o posicionamento assumido pelo produtor do texto.

Montando o esqueleto
Montar o esqueleto é dividir o texto em partes que auxiliam o leitor no entendimento do texto, é o famoso “introdução, desenvolvimento e conclusão.”

Finalizando
Você está com o texto praticamente pronto basta reler e organizar as idéias, fazer com que cada parte do esqueleto se encaixe, neste processo você vai cortar e acrescentar dados.
No final você vai estar com seu texto pronto, escolha um bom título e faça a correção ortográfica, leia pelo menos 5 vezes para ter certeza de que esta tudo direitinho, em cada leitura você vai modificar um pedaço do texto, não se preocupe isso é normal.

Conclusão
A intervenção do adulto é fundamental, existem normas para a escrita e leituras convencionais, não há como fugir delas. Esta é uma das funções de quem trabalha com a Língua Portuguesa, é fundamental a participação da professora de português.

Importância do professor
É função de o professor fornecer ao aluno condições adequadas a elaboração, permitindo-lhe empenhar-se na realização consciente de um trabalho lingüístico que realmente tenha sentido para si, é isso só é conseguido que a proposição de produção de textual seja bem clara e definida, apresentando-se as coordenadas do contexto de produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário