BLOCO INICIAL "A"
domingo, 26 de fevereiro de 2012
A vida é um desafio constante, mas vale a pena aceitá-lo
Publicado por Rafael Vaz | Domingo, 26 Fevereiro, 2012
Já observou a atitude dos pássaros ante às adversidades?
Ficam dias e dias fazendo seu ninho, recolhendo materiais, às vezes trazidos de locais distantes…
E quando já ele está pronto e estão preparados para por os ovos, as inclemências do tempo ou a ação do ser humano ou de algum animal destrói o que com tanto esforço se conseguiu…
O que faz o pássaro?
Pára, abandona a tarefa?
De maneira nenhuma. Começa, uma outra vez, até que no ninho apareçam os primeiros ovos.
Muitas vezes, antes que nasçam os filhotes, um animal, uma criança, uma tormenta, volta a destruir o ninho, mas agora com seu precioso conteúdo…
Dói recomeçar do zero… Mas ainda assim o pássaro jamais emudece, nem retrocede, segue cantando e construindo, construindo e cantando…
Você está cansado de recomeçar, do desgaste da luta diária, da confiança traída, das metas não alcançadas quando estava a ponto de conseguir?
Mesmo que a vida o golpeie mais uma vez, não se entregue nunca, faça uma oração, ponha sua esperança na frente e avance.
Não se preocupe se na batalha seja ferido, é esperado que algo assim aconteça. Junte os pedaços de sua esperança, arme-a de novo e volte a ir em frente.
Não importa o que você passe… Não desanime, siga adiante.
A vida é um desafio constante, mas vale a pena aceitá-lo.
E sobretudo… Nunca deixe de cantar.
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
Produção de Texto
ProtuÇão de texto nome do animal: onde ele vive: como ele é: tamanho: formato do corpo: formato da cabeça: formato do rabo : do que é formado o corpo: de que cor é o corpo: de que ele se alimenta: como ele se locomover: como são: suas orelhas : seus olho: sua boca: seus dentes: o que ele gosta de fazer: de quem ele gosta: o nome do animal é bile? O bile vive na fassenda ele é um cachorro. muito bonito ele tem uma cara muito fofo. Ele é um cachorro muito grande. Ele Tem uma corpo muito forte bonito A cabeça é muito grande. O formato do rabo de é meio pro lado . a forma do corpo é bonito de mas nem tem como falar. A cor do bile é branca com marrom. E ele se alimenta de ração de cachorro grande. E ele se locomove andando ou correndo. O bile é muito legal E sua orelha é caída pra baixo . E sua boca é geia de dentes e norme E sua boca é muito grande de mas . E ele gosta de passear no parque fim.
Aluno: Fabricio Pereira
Produção de Texto
Nosso Falcão
Na época eu era muito quieto, eu e meus irmão não tínhamos nada pra brincar.
Um dia passou um senhor com uma bicicleta em frente da minha casa e ele parou e deu um cachorrinho pra minha mãe .
Aquele dia nós ficamos muito alegre é que nós começamos a se entender , mas nós ficamos muito tempo com aquele cachorro lindo , só que ele morreu e eu chorei muito mas ele morreu eu enterrei ele . Agradeço ele por ter existido na minha vida e da minha família.
Aluno: Bruno Ribeiro
Produção de Texto
Um macaco humano
O nome do macaco é pequeno ele vive numa mata, ele é bem baixinho. O pequeno gosta de andar em bando, brincar e o formato do pequeno é igual de gente.
A cabecinha dele é redondinha porque ele é gordinho, ele gosta de comer muita frutas, ele é muito preto porque ele pega muito sol e os olhos do pequeno é castanhos de tanto que ele come castanhas de coco, os dentes dele é perfeito como de gente . Como que ele gosta de brincar? Ele brinca nos cipós um fazendo careta pro outro...
Aluno: Lessandro Alves
PRODUÇÃO DE TEXTO
O peixe do lago
Em um lago na cidade de Bonito morava um peixe que tinha o nome de Nemo.
Ele adora viver ali, mas certo dia uma turminha de crianças que passavam por ali viram ele. Todos ficaram com muito medo, de ver aquele peixe cheio de escamas, dentes afiados, olhos escuros e sua boca grande.
Mas apesar de tudo era redondo e todos o adoravam e ele era muito FELIZ...
Aluna: Jaqueline Pereira Soares
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012
TEXTO DIVERTIDO
COMO LEVAR UM FORA E SAIR POR CIMA
Enquanto fazia um curso em outro país, uma brasileira recebeu uma carta de seu noivo pedindo que ela devolvesse a fotografia dele porque ele se apaixonara por uma outra mulher.
A garota ficou arrasada, seus colegas de classe tentaram em vão consolá-la.
Até que ela teve uma idéia: pediu uma foto de cada um deles e enviou-as ao ex-noivo com o seguinte bilhete:
"DESCULPE, MAS NÃO ME LEMBRO QUAL É A SUA. PEGUE AÍ E DEVOLVA O RESTO"
Enquanto fazia um curso em outro país, uma brasileira recebeu uma carta de seu noivo pedindo que ela devolvesse a fotografia dele porque ele se apaixonara por uma outra mulher.
A garota ficou arrasada, seus colegas de classe tentaram em vão consolá-la.
Até que ela teve uma idéia: pediu uma foto de cada um deles e enviou-as ao ex-noivo com o seguinte bilhete:
"DESCULPE, MAS NÃO ME LEMBRO QUAL É A SUA. PEGUE AÍ E DEVOLVA O RESTO"
terça-feira, 21 de fevereiro de 2012
Projeto Produção de Texto
ESCOLA MUNICIPAL OSVALDO CRUZ
TRAJE-INICIAL “A”
PROFESSORA: EDNA BENTO CUSTÓDIO
PROJETO PRODUÇÃO DE TEXTO
Introdução
O projeto “Produção de Texto” tem como objetivo melhorar a produção de textos dos alunos da escola e inseri-los no mundo das leituras e escritas.
Justificativas:
Muitas vezes o professor, pouco trabalha com a escrita, priorizando a gramática, quase sempre de forma isolada do texto. Assim o aluno não adquire condições para a produção de um bom texto, mesmo que ele seja pequeno e simples.
Há uma dificuldade muito grande para incentivar os alunos a escrever. O texto como objetivo apenas de sala de aula, já não é atrativo para os alunos, portanto esta é uma forma de encontrar novas possibilidades para incentivá-los.
Por isso, é extremamente necessário um novo processo para modificar esta realidade.
Objetivos
Desenvolver no aluno o gosto pela produção de texto.
Dar condições adequadas para um crescimento do aluno em suas produções, não apenas na sala de aula.
Duração do Projeto
Este projeto terá duração de março a dezembro de 2011.
Ações
Interpretar textos de diversas modalidades para que o aluno tenha contato com textos bem produzidos, ou seja, demonstrando estrutura, conteúdo e gramática compatíveis com o ensino de Português.
Mostrar para o aluno a diversas formas de estruturas de um texto: narrativo, descrito, dissertativo.
Produzir junto com a sala de aula, textos coletivos, com a participação dos alunos e do professor.
Fazer uma correção, adequação e melhora do texto junto com os alunos para que os mesmo adquiram essa habilidade.
Trabalhar, inicialmente, com temas mais simples e relacionados com o cotidiano dos alunos, para que o mesmo não sinta dificuldade de pensar sobre o assunto.
Incentivar qualquer progresso apresentado pelo aluno, bem como elogiar qualquer demonstração interessante em sua produção, seja nas idéias, na estrutura ou no uso gramatical.
Colocar alguns dos textos dos alunos no BLOG, na internet para valorizar a produção, ou seja, evitar que o texto seja lido apenas pelo professor.
Levar os alunos na sala de multimídia para que eles tomem contato com os textos lançados no BLOG e seus comentários sobre tais textos.
Incentivar o maior numero de pessoas para conhecerem e comentarem sobre o texto no blog, um vez que isso dera maior incentivo aos alunos produtores dos textos.
Montar um livro editado no final com as melhores produções de texto de cada aluno.
Só se aprende a escrever escrevendo...
A escrita é algo espetacular, parece poético.
Os alunos se desenvolvem, acreditam em si mesmos e ficam felizes e com auto estima elevada.
Tema
* Sobre o que o texto trata?
* Qual a idéia central deste texto?
* Qual o posicionamento apresentado pelo texto?
* Vasto?
* Rico?
Definindo o tema
Se tem liberdade para escolher sobre o que escrever defina o tema baseado nos seus interesses e conhecimentos, não tem nada mais fácil do que escrever sobre algo que gostamos e temos conhecimentos.
Pequenas dicas antes de começar
*Gírias não pertencem aos textos.
*Letra legível é diferente de letra bonita.
*Não é necessário avisar que terminou.
*Não deixe recado no final do texto para a professora.
Sinta-se a vontade
Prepara seu ambiente de trabalho, uma cadeira confortável, lápis, caneta, papel próximos ao seu caderno ou computador, local calmo onde as pessoas não vão te imterromper.
O que é um título?
*Nome do texto.
*Possui relação direta com o conteúdo e com o posicionamento assumido pelo produtor do texto.
Montando o esqueleto
Montar o esqueleto é dividir o texto em partes que auxiliam o leitor no entendimento do texto, é o famoso “introdução, desenvolvimento e conclusão.”
Finalizando
Você está com o texto praticamente pronto basta reler e organizar as idéias, fazer com que cada parte do esqueleto se encaixe, neste processo você vai cortar e acrescentar dados.
No final você vai estar com seu texto pronto, escolha um bom título e faça a correção ortográfica, leia pelo menos 5 vezes para ter certeza de que esta tudo direitinho, em cada leitura você vai modificar um pedaço do texto, não se preocupe isso é normal.
Conclusão
A intervenção do adulto é fundamental, existem normas para a escrita e leituras convencionais, não há como fugir delas. Esta é uma das funções de quem trabalha com a Língua Portuguesa, é fundamental a participação da professora de português.
Importância do professor
É função de o professor fornecer ao aluno condições adequadas a elaboração, permitindo-lhe empenhar-se na realização consciente de um trabalho lingüístico que realmente tenha sentido para si, é isso só é conseguido que a proposição de produção de textual seja bem clara e definida, apresentando-se as coordenadas do contexto de produção.
TRAJE-INICIAL “A”
PROFESSORA: EDNA BENTO CUSTÓDIO
PROJETO PRODUÇÃO DE TEXTO
Introdução
O projeto “Produção de Texto” tem como objetivo melhorar a produção de textos dos alunos da escola e inseri-los no mundo das leituras e escritas.
Justificativas:
Muitas vezes o professor, pouco trabalha com a escrita, priorizando a gramática, quase sempre de forma isolada do texto. Assim o aluno não adquire condições para a produção de um bom texto, mesmo que ele seja pequeno e simples.
Há uma dificuldade muito grande para incentivar os alunos a escrever. O texto como objetivo apenas de sala de aula, já não é atrativo para os alunos, portanto esta é uma forma de encontrar novas possibilidades para incentivá-los.
Por isso, é extremamente necessário um novo processo para modificar esta realidade.
Objetivos
Desenvolver no aluno o gosto pela produção de texto.
Dar condições adequadas para um crescimento do aluno em suas produções, não apenas na sala de aula.
Duração do Projeto
Este projeto terá duração de março a dezembro de 2011.
Ações
Interpretar textos de diversas modalidades para que o aluno tenha contato com textos bem produzidos, ou seja, demonstrando estrutura, conteúdo e gramática compatíveis com o ensino de Português.
Mostrar para o aluno a diversas formas de estruturas de um texto: narrativo, descrito, dissertativo.
Produzir junto com a sala de aula, textos coletivos, com a participação dos alunos e do professor.
Fazer uma correção, adequação e melhora do texto junto com os alunos para que os mesmo adquiram essa habilidade.
Trabalhar, inicialmente, com temas mais simples e relacionados com o cotidiano dos alunos, para que o mesmo não sinta dificuldade de pensar sobre o assunto.
Incentivar qualquer progresso apresentado pelo aluno, bem como elogiar qualquer demonstração interessante em sua produção, seja nas idéias, na estrutura ou no uso gramatical.
Colocar alguns dos textos dos alunos no BLOG, na internet para valorizar a produção, ou seja, evitar que o texto seja lido apenas pelo professor.
Levar os alunos na sala de multimídia para que eles tomem contato com os textos lançados no BLOG e seus comentários sobre tais textos.
Incentivar o maior numero de pessoas para conhecerem e comentarem sobre o texto no blog, um vez que isso dera maior incentivo aos alunos produtores dos textos.
Montar um livro editado no final com as melhores produções de texto de cada aluno.
Só se aprende a escrever escrevendo...
A escrita é algo espetacular, parece poético.
Os alunos se desenvolvem, acreditam em si mesmos e ficam felizes e com auto estima elevada.
Tema
* Sobre o que o texto trata?
* Qual a idéia central deste texto?
* Qual o posicionamento apresentado pelo texto?
* Vasto?
* Rico?
Definindo o tema
Se tem liberdade para escolher sobre o que escrever defina o tema baseado nos seus interesses e conhecimentos, não tem nada mais fácil do que escrever sobre algo que gostamos e temos conhecimentos.
Pequenas dicas antes de começar
*Gírias não pertencem aos textos.
*Letra legível é diferente de letra bonita.
*Não é necessário avisar que terminou.
*Não deixe recado no final do texto para a professora.
Sinta-se a vontade
Prepara seu ambiente de trabalho, uma cadeira confortável, lápis, caneta, papel próximos ao seu caderno ou computador, local calmo onde as pessoas não vão te imterromper.
O que é um título?
*Nome do texto.
*Possui relação direta com o conteúdo e com o posicionamento assumido pelo produtor do texto.
Montando o esqueleto
Montar o esqueleto é dividir o texto em partes que auxiliam o leitor no entendimento do texto, é o famoso “introdução, desenvolvimento e conclusão.”
Finalizando
Você está com o texto praticamente pronto basta reler e organizar as idéias, fazer com que cada parte do esqueleto se encaixe, neste processo você vai cortar e acrescentar dados.
No final você vai estar com seu texto pronto, escolha um bom título e faça a correção ortográfica, leia pelo menos 5 vezes para ter certeza de que esta tudo direitinho, em cada leitura você vai modificar um pedaço do texto, não se preocupe isso é normal.
Conclusão
A intervenção do adulto é fundamental, existem normas para a escrita e leituras convencionais, não há como fugir delas. Esta é uma das funções de quem trabalha com a Língua Portuguesa, é fundamental a participação da professora de português.
Importância do professor
É função de o professor fornecer ao aluno condições adequadas a elaboração, permitindo-lhe empenhar-se na realização consciente de um trabalho lingüístico que realmente tenha sentido para si, é isso só é conseguido que a proposição de produção de textual seja bem clara e definida, apresentando-se as coordenadas do contexto de produção.
Assinar:
Postagens (Atom)